top of page
NOTÍCIAS

- 26 de Novembro de 2017 as 23:59-  Limite para submissão de trabalho;

- 28 de Novembro de 2017 - Resultado Final da Avaliação dos trabalho;

- 30 de Novembro de 2017 -  Limite para inscrição no evento;

- 06 | 07 de Dezembro de 2017 - Realização do evento.

​

 

SEMPEL NAS REDES SOCIAIS

A formação docente ocupa lugar de destaque em discursos de gestores e governantes nas mais diversas esferas administrativas como condição eminente para a solução dos problemas educacionais do país. Desloca-se o eixo de responsabilidade de vários problemas educacionais, em especial, do fracasso escolar, para o encargo das/os professoras/es, cuja formação e gestão do trabalho pedagógico estão na mira dos debates. 

No entanto, por um lado, esses discursos não se convertem em políticas educacionais efetivas e de amplo alcance para a formação e atuação docente em que se consubstanciem condições para efetivação de uma educação com qualidade social. As incoerências se avolumam quando se considera a necessária (re) valorização do magistério. Por outro, vem se enfrentando muitos ataques, a exemplo da retirada da participação efetiva e histórica de associações de ensino e pesquisa e pós-graduação na área de educação do cenário das discussões e decisões políticas que impõem impactos em curto, médio e longo prazos na educação escolar. 

São várias ações que visam anular e empobrecer as condições de criticidade do ensino, uma vez que se intenta desconectá-lo de seu contexto histórico, social, cultural, ambiental, econômico e político em que a educação, em especial, a pública, e a ciência são pensadas e urdidas.  

O escasseamento das verbas públicas destinadas à pesquisa e ao desenvolvimento científico, o congelamento dos gastos com a educação, a multiforme ofensiva neoliberal e fascista (que atua, sobretudo, como uma tecnologia social de alheamento dos sujeitos), os critérios mercadológicos de avaliação do trabalho docente e da aprendizagem, a emergência de novas tecnologias e a consolidação da sociedade da informação também compõem este cenário. Em vista dos conflitos aqui elencados, escolhemos para a segunda edição do Sempel. A ciência e a formação do professor contemporâneo: tensões e construções em disputa como temática central de discussões e proposições.

​

A ideia do Seminário Pedagógico das Licenciaturas (Sempel) foi se construindo graças a experiências pedagógicas articuladas pelas/os professoras/es Lidiane Campelo, Nádia Farias, Miguel Lima, Dilma Prata e Marília Felix, responsáveis pelos componentes curriculares de Estágio Supervisionado das licenciaturas em Ciências Exatas, Computação, Física e Matemática do Campus VII da Universidade Estadual da Paraíba, em especial no ano letivo de 2015. As atividades foram muito instigativas e fomentaram a integração dos demais componentes das áreas pedagógica e humanística em uma programação articulada.
Assim, em 2016, realizamos o I Seminário Pedagógico das Licenciaturas do Campus VII. As atividades do Sempel se articularam em torno do tema formação acadêmica, cultural e interdisciplinar do professor. A programação da primeira edição culminou com apresentações culturais de professores e estudantes, tendo como eixo motriz o Livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.
A grande participação e adesão das/os acadêmicas/os, bem como a manifestação de interesse de pessoas externas ao Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, surpreendeu as/os professoras/es organizadoras/es. A repercussão do seminário foi significativa e gerou expectativas para a segunda edição do Sempel.
O II Sempel foi organizado de forma a atender, ainda que parcialmente, os anseios de professoras/es, acadêmicas/os e da direção de centro por transformá-lo em um evento permanente no calendário de atividades do Campus VII. O seminário conserva e valoriza o protagonismo estudantil, garantindo espaço e estimulando a continuidade da expressão e participação discente. O formato atual do Sempel também garante espaço para socialização de saberes produzidos por estudantes e docentes, com apresentação de trabalhos na modalidade pôster. Dispõe, ainda, de palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos contando com a colaboração de profissionais de renome de diversas instituições paraibanas versando sobre a temática “A ciência e a formação do professor contemporâneo: tensões e construções em disputa”.
Seja muito bem-vindo ao II Sempel e contribua com a temática em tela discutindo, propondo e corroborando práticas docentes comprometidas com a qualidade social da educação, crítica e emancipadora dos sujeitos.

CONTATO

Endereço do Evento

 

Rua Alfredo Lustosa Cabral, Cep 58.706-560, Patos - PB

​Tel: (83) 3421-1475

         (83) 3421-3251

​

E-mail: sempeluepbpatos@gmail.com



Por favor preencha o formulário ao lado e entraremos em contato em breve.

Obrigado! Mensagem enviada.

bottom of page